Ah, o dia dos namorados…
O Brasil inteiro se move por esse feriado que celebra o amor e o romance. O que poucos sabem é que o nosso país possui 77 milhões de solteiros (segundo a apuração mais recente do IBGE), o que significa que nem todos estão acompanhados nesse fim de semana e podem estar um pouco tristes. Em homenagem a estes, nós fizemos um post especial.
O mundo literário está cheio de personagens que são mães, pais, namorados, esposas, maridos, irmãos, irmãs… No mês dos namorados, separamos uma lista especial pra você que acha que estar solteiro era o pior que pode lhe acontecer. Nesse post vamos te mostrar que o ditado está certo: “melhor só que mal acompanhado”.
Atenção, este post contém spoilers das histórias indicadas.
5 – Helena de Troia (A Guerra de Troia)
A história de Troia é antiga: Para recompensar Páris por escolhê-la como a deusa grega mais bela, Afrodite prometeu ao rei que o daria a mulher mais bela do mundo como esposa.
Aparentemente, a divindade se esqueceu de que a ruiva já era casada e mãe, esposa do lendário Menelau de Esparta. Fazendo jus à posição em nossa lista, Helena aparentemente não hesitou em largar o marido e isso causou a conhecia Guerra de Troia, que deu origem ao seu apelido.
4 – Dalila (A Bíblia)
A quarta participante dessa lista é talvez a mais antiga de todas. Se ninguém se lembra da história de Sansão e Dalila, aqui vai um resumo rapidinho: Sansão – graças a uma bênção do Deus hebreu – era o homem mais forte de Israel. Dalila fazia parte do povo filisteu (inimigo dos judeus). Os dois se envolveram e ela acabou sendo paga pra descobrir porque ele era tão forte. Depois de muita insistência ele confessou que era por causa do cabelo que ele nunca cortou. Dalila cortou o cabelo dele e ele foi capturado e feito de escravo.
Todo o seu casamento com Sansão foi uma grande armação para levá-lo à ruína em troca de siclos de prata, moeda da época. Haja paciência pra esperar tanto tempo…
3 – Margaery Tyrell (As Crônicas de Gelo e Fogo)
Margaery é um exemplo de doçura nos livros de George R. R. Martin.
A donzela é introduzida na saga como esposa do autocoroado Rei Renly Baratheon durante a Guerra dos Cinco Reis e logo se revelou um amuleto de puro azar.
Antes que os dois pudessem consumar a união, ele foi assassinado e a família da noiva não demorou a correr para debaixo das asas do Trono de Ferro. Logo ela engajou em um novo casamento com o então rei, Joffrey Baratheon (que todos nós conhecemos como um personagem doentio). E qual não foi a surpresa quando seu marido morreu antes mesmo de os dois serem deixados sozinhos, logo do durante a festa de casamento?
Todos nós sabemos que o assassinato de Joffrey foi um plano elaborado por Petyr Baelish e Olenna Tyrell para livrar a moça da insanidade do rapaz, mas não é conhecido se a noiva estava ou não envolvida nisso.
Recentemente nos livros (e na série) ela se casou com o recém-coroado Tommen Baratheon e espera ele alcançar idade o bastante para sua união finalmente ser firmada. Talvez ele devesse dormir com os olhos abertos.
2 – Cersei Lannister (As Crônicas de Gelo e Fogo)
Há algo pior que uma noiva que equivale a uma sentença de morte?
Claro que sim.
Tanto na série quanto nos livros a Cersei não é flor que se cheire. Casada com o rei Robert Baratheon, ela tem um histórico bem… Pesado.
Desde a infância ela e o irmão têm um relacionamento incestuoso, e foi daí que surgiram os três filhos dela (Joffrey, Myrcella e Tommen).
Cersei também é conhecida por ter envolvimento na morte de diversas pessoas, ter empurrado uma amiga no poço quando tinha apenas 10/11 anos e, sentem-se: Certificar-se de que um animal mataria seu marido numa caçada, dando a ele um vinho um pouco… Alterado. Seu corpo também mal havia esfriado quando ela
Um tempo atrás eu achei que a Cersei seria a pior esposa do mundo, mas parece que alguém conseguiu superá-la.
Algumas menções honrosas:
Rainha Gertrudes (Hamlet): Após a morte de seu marido, Rei Hamlet, Gertrude praticamente não perde tempo antes de se casar com seu irmão e assassino Claudius. Ela também convence seu novo marido de que seu filho, Príncipe Hamlet, é claramente insano.
Lysa Arryn (As Crônicas de Gelo e Fogo): as mulheres de Westeros parecem ser péssimas esposas. Lysa armou o assassinato de seu marido Jon Arryn antes dos acontecimentos dos livros e culpou tudo nos Lannister, contribuindo para a grande inimizade entre a casa e os Stark.
1 – Amy Dunne (Garota Exemplar)
Amy Dunne.
Oh, Amy…
Helena largou seu marido e causou uma guerra, Dalila o enganou, Margaery é azar ambulante e Cersei uma assassina (em alguns pontos de vista), mas Amy Dunne conseguiu superar todas as expectativas.
A protagonista de Garota Exemplar consegue ser amada de tão odiada pelos leitores quando forja o próprio desaparecimento nos mínimos detalhes e planeja o próprio suicídio por meses como vingança de seu marido infiel. Ela cria uma personagem para as pessoas à sua volta e chega a escrever diários falsos que relatam uma realidade ficcional de sua vida de casada.
Quando finalmente consegue o que quer (e até mudar seus planos), Amy ainda consegue manter seu casamento de aparências na frente das câmeras e promete, com palavras diferentes, torturar seu marido para sempre no romance doentio entre os dois.
Como eu disse no começo do post: Melhor só que mal acompanhado. Considere-se sortudo por nunca cruzar o caminho dessas moças e senhoras. E você, conhece outras namoradas e esposas terríveis da literatura?
Maravilhosa Amy, te amo. Linda. Hahahahaha. ?