Paul Thomas Anderson, um dos diretores mais conceituados de sua geração está de volta em seu novo trabalho. Com um nome bem peculiar Licorice Pizza é uma divertida e nostálgica viagem sobre a juventude e a complexidade traiçoeira do primeiro amor.
Na trama, Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman, filho do falecido Philip Seymour Hoffman) estão crescendo, correndo e se apaixonando pelo Vale de San Fernando, 1973. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonarem um pelo outro. Mas há um detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15.
Anderson sabe como transportar o publico para seus filmes de forma simples mas efetiva. Cada local, cada momento da jornada traz alguma surpresa. Os personagens são construídos com verossimilhança, naquela contradição exacerbada da juventude: petulantes e vulneráveis, apáticos e impetuosos, dedicados e egoístas, tudo isso com a historia sendo contada com humor e sensibilidade faz tudo soar atrativo, principalmente por ser situada nos anos 70 em um local familiar do diretor, o Vale de San Fernando.
Logo no inicio, Gary não esconde que está apaixonado por Alana, mas a jovem faz de tudo para deixar claro que não está interessada nele, sempre colocando a diferença de idade entre os dois. Enquanto Valentine vê a situação como uma grande aventura digna de qualquer primeiro amor platônico( quem nunca teve o seu?), Kane só quer descobrir qual é o seu lugar no mundo. Entretanto, a peculiaridade da relação não atrapalha a conexão da dupla, e as interpretações sinceras de Alana Haim e Cooper Hoffman são o ponto alto desta dinâmica inusitada. O texto de Anderson é recheado de diálogos afiados que nos fazem cair de amores por esses protagonistas logo de cara.
E claro que não existiria diretor melhor Paul Thomas Anderson para criar e desenvolver personagens tão excêntricos diante da complexidade das relações humanas. O cineasta conseguiu captar a vivacidade de uma época tão vibrante e transportá-la para as telas, convidando-nos a fazer parte das aventuras de Alana e Gary, que são repletas de convidados tão insanos do que a própria narrativa, vide as participações de Sean Penn e Bradley Cooper que são hilárias!
A dupla de protagonista são um achado e tanto do diretor. Hoffman tem charme na medida para não deixar Gary resvalar em um pirralho falastrão. Já Haim é o maior destaque! A caçula da banda Haim surpreendem com uma desenvoltura incrível que passeia, por exemplo, entre doçura e ferocidade; e a precisão dramática com que diz algumas falas, em especial, nas discussões com Gary ou na interação com as irmãs, Danielle e Este (Danielle Haim e Este Haim, também suas irmãs na vida real, além de parceiras de banda).
Licorice Pizza é uma divertida e agradável comédia sobre a juventude e o ato de amadurecer e a complexidade de um relacionamento ambíguo, que percorre a linha tênue entre a amizade e o interesse romântico. Paul Thomas Anderson e seu jeitinho de conduzir emerge com menos fatalismo e cinismo do que em suas outras incursões cinematográficas ao Vale de San Fernando.