O GeForce Now, serviço de jogos na nuvem da Nvidia, chegou oficialmente ao Brasil nesta quinta-feira (14), incluindo uma opção de plano gratuito, com fila de espera e limite de 30 minutos por sessão para experimentar a plataforma. Diferente do Xbox Cloud Gaming, o GeForce Now utiliza os jogos já adquiridos pelo usuário em plataformas como Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect e os transmite para outros dispositivos, usando placas RTX com Ray Tracing e DLSS para jogatinas de melhor qualidade nos planos pagos.
A princípio, o serviço traz aproximadamente 800 jogos suportados, incluindo nomes populares como Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed Valhalla, Apex Legends, The Witcher 3: Wild Hunt, Fortnite, entre outros.
O que é, como funciona, e quanto custa o GeForce Now?
O streaming promete rodar títulos mais pesados para PCs e até celulares com configurações fracas. Tudo é processado em servidores e transmitido pela nuvem para as telas. Com o GeForce Now, o jogador poderá começar uma partida de The Witcher 3: Wild Hunt no PC gamer e continuar com o mesmo save na tela do celular.
O serviço é compatível com Windows PC, Mac OS, Chrome, Android e Safari (iPhone e iPad).
No Brasil, é possível experimentar um plano gratuito que traz sessões limitadas a 30 minutos de duração, que rodam em máquinas baseadas em placas GTX. Já o plano Prioritário, que é pago, utiliza placas RTX com suporte a DLSS e oferece sessões de jogatina mais extensas, de até 6 horas, além do acesso mais rápido aos servidores. Veja os planos a seguir:
- Assinatura Gratuita (GTX): 30 minutos de gameplay antes de entrar novamente na fila;
- Assinatura Prioritária (RTX): R$ 44,99 ao mês, com sessões de jogo mais extensas e Ray Tracing;
- Assinatura Prioritária de seis meses (RTX): R$ 242,99 a cada seis meses.
Vale notar que o plano pago não é isento de filas. Dependendo do jogo selecionado pelo usuário, caso haja bastante demanda, é provável que ainda seja preciso esperar alguns minutos antes de iniciar a jogatina.
Além disso, não há um limite de usos por dia, e o usuário pode interromper a jogatina e voltar para a fila quantas vezes quiser. Também há um aviso ao jogador quando o tempo está acabando. Dessa forma, é possível salvar o game e continuar de onde parou depois.
Como usar o GeForce Now no Brasil?
O GeForce Now pode ser baixado no site da plataforma ou na loja de aplicativos do Android. Os celulares Android vão precisar de pelo menos 2GB de RAM e Android 5.0 compatível com OpenGL ES3.2 ou superior. Já os iPhones e iPads devem utilizar o navegador Safari rodando no iOS 14.2, iPadOS 13 ou versões superiores.
A operadora recomenda uma conexão de internet de pelo menos 15 MB/s para transmissão de 720p a 60 quadros por segundo e 25 MB/s para streaming em 1080p e 60 fps. O serviço conta com suporte a Ray Tracing e DLSS.
Ainda é possível diminuir a taxa de atualização de quadros da jogatina para 30, otimizando a conexão com baixa resolução. A plataforma possui um guia de configuração, que orienta o jogador nas melhores escolhas para partidas sem latência.
O serviço também aceita o uso de teclados e mouses USB, além dos controles de Xbox 360, Xbox One e DualShock 4. Quaisquer controles que funcionem no modo Direct Input também devem funcionar.
No hardware, o serviço promete não exigir máquinas poderosas. Ainda assim, segundo a Nvidia, há uma pequena vantagem para usuários que tenham uma placa de vídeo da marca, mas a ideia é que a experiência seja boa em todos os dispositivos.