Sapatinhos Vermelhos e Os Sete Anões é uma animação sul-coreana de 2019 dirigida por Hong Sung-Ho que fala sobre reconhecer a verdadeira beleza em si e nos outros.
O filme conta a história de Branca de Neve, uma princesa gorda, forte e independente que está à procura de seu pai, o Rei Branco. Para isso ela deve encontrar Os Sete Destemidos, um time de príncipes liderado por Merlim que valoriza demais o padrão de beleza. Por causa disso eles foram amaldiçoados por uma fada a serem anões verdes e gordos sempre que alguém estivesse olhando. Do outro lado, Branca de Neve calçou os “sapatos da beleza” da rainha, que a deixam mais magra e alta, durante sua fuga do castelo. Apenas o beijo da princesa mais bonita do reino pode quebrar a maldição dos sete príncipes.
Talvez o enredo ou o título tenha acendido algo na memória de alguns, isso porque há 3 anos, quando o filme deveria ter estreado, houveram críticas à publicidade gordofóbica feita para o filme em Cannes. A atriz Chlöe Moretz, que interpreta Branca de Neve se posicionou contrária a essa campanha e a produtora do filme pediu desculpa pelo constrangimento causado.
Mesmo sendo legal e eu tendo aproveitado bastante o filme, ele não tem grandes pontos altos. Ele usa clichês tanto de histórias da Branca de Neve quanto de narrativas sobre amor próprio e referências a várias outras histórias de fantasia facilmente identificadas por adolescentes e adultos que estejam assistindo. Nem de longe o torna ruim, mas talvez não seja interessante para quem procura algo muito inovador. Essa nova versão do clássico dos irmãos Grimm é bastante carregada de comédia, “pastelão” em muitos momentos. A dublagem usa muitos memes e gírias contemporâneas, o que talvez seja exagerado para alguns, mas não me incomodou muito porque achei que combinou com a proposta do filme.
Com base na proposta do filme, não concordo com a escalação de Chlöe Moretz como protagonista do filme, acho que foi desperdiçada a oportunidade de dar o papel para uma atriz gorda, de forma a não explorar apenas a crítica rasa aos padrões de beleza e a imagem de uma personagem gorda, mas também de dar a oportunidade de alguém como a Branca de Neve do filme mostrar seu trabalho, já que a indústria ainda não escala de maneira justa atores e atrizes fora do padrão magro e branco.
Apesar dos erros passados e de não ser um filme super memorável, Sapatinhos Vermelhos e os Sete Anões é bem divertido e fácil de se assistir. Fãs de Shrek, Deu a Louca na Chapeuzinho e similares talvez gostem de assistir a esse filme sem compromisso. Apesar de não ser desse público e conviver muito pouco com ele, acredito que crianças possam gostar e que possa ser um bom pontapé para que os responsáveis conversem com elas sobre gordofobia e pressão estética. A nova data de estreia no Brasil está prevista para o dia 31 de Dezembro