Com um extenso catálogo de jogos formado por quatro gerações diferentes, os Xbox Series X e S iniciam uma nova era com algumas vantagens: acessibilidade, retrocompatibilidade e muito poder de processamento.
Ambos os consoles chegaram ao Brasil nesta terça-feira (10), em sincronia com o lançamento mundial para o alívio de muitos jogadores, que talvez tenham a sorte de já estar aproveitando as novas máquinas.
“O Brasil é o quarto maior mercado do mundo em número de jogadores e o décimo terceiro em termos de receita na categoria”, disse Bruno Motta, gerente da Xbox no Brasil, em entrevista ao site IGN Brasil, citando dados da Newzoo. “Por isso, a gente fez uma priorização gigantesca para garantir que o Brasil também estivesse incluído neste primeiro dia mundial.”
Após a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para consoles e acessórios, que ocorreu em 27 de outubro, a Microsoft foi a primeira empresa que reduziu os preços dos próprios consoles no Brasil. Desta forma, o Xbox Series X passou a ter preço sugerido de R$ 4.599 e o preço sugerido do Xbox Series S foi diminuído para R$ 2.799. Em relação à rapidez na resposta ao decreto do governo federal, Motta destacou a organização da equipe.
“A gente ficou sabendo na segunda-feira, à noite. Na terça-feira de manhã, quando foi publicado no diário oficial, a gente já tinha uma proposta”, contou. “E aí, a gente levou pouco tempo para conseguir alinhar internamente, alinhar com os nossos parceiros também e soltar o comunicado para o mercado.”
Apesar desta redução no preço dos consoles, é fato que o dólar segue oscilando com alguma frequência no Brasil, se tornando consideravelmente mais barato ou mais caro conforme os dias passam. Entretanto, este fator sozinho tende a não ser relevante o bastante para justificar um eventual aumento no valor das máquinas, que devem seguir, portanto, com os preços já mencionados.
Mesmo antes do anúncio da queda nos preços sugeridos dos Xbox Series X e S, ambos os consoles se mostraram um sucesso na pré-venda. De acordo com Motta, “[a Microsoft] tinha uma expectativa extremamente alta para o nosso mercado e os resultados de venda estão superando nossas expectativas. Tanto para o Xbox Series X quanto o Xbox Series S.”
O resultado surpreendeu, de acordo com o gerente da Xbox no Brasil, não apenas pelos números em si, mas pelo fato de que o Brasil, “tradicionalmente, não é um mercado grande em pré-vendas.” Embora o Xbox Series X esteja esgotado em varejistas que atuam nacionalmente, Motta informou que, de acordo com dados da última sexta-feira (6), ainda existiam unidades do console disponíveis em varejistas regionais — sendo esta a opção mais segura para o consumidor que quer comprar um console novo logo.