Michel “foox” Felype, jogador profissional de Valorant, foi suspenso do First Strike pela Riot Games. O jogador proferiu comentários machistas durante uma stream, e foi imediatamente retaliado nas redes sociais. Dessa maneira, foox não poderá participar de mais nenhuma qualificatória do First Strike, torneio regional da modalidade.
“Esperamos que os participantes mantenham um comportamento cordial e respeitoso dentro e fora de jogo, e não podemos tolerar qualquer tipo de conduta discriminatória. Esse tipo de conduta é considerada grave e viola tanto o Regulamento do First Strike, quanto o Código da Comunidade de Valorant“, diz a nota oficial da Riot Games.
O atleta violou o item 5.3.4 do regulamento do First Strike, que proíbe qualquer tipo de descriminação no torneio, além de também violar o Código de Comunidade do game.
O comentário foi feito no dia 18 de outubro, logo após a Black Dragons de foox ter sido derrotada pela Fire Angels, equipe composta somente por melhores. “Eu tô perdendo pra mina de VALORANT fazendo 14/25 […] Eu tô perdendo pra mulher, se f****“, disse o jogador em transmissão ao vivo.
As minas ganharam na bala e aí o cara vai e me manda essa…@m1chelfoox não é vergonha nenhuma perder para as minas cara. Agora, não vem querer menosprezá-las não. pic.twitter.com/7d3Em4rFwI
— Wesley Pereira (@pwesleyn12) October 19, 2020
Horas depois, a Black Dragons anunciou o desligamento de foox em nota.
NOTA pic.twitter.com/hRgkIJB5Bt
— Black Dragons (@blackdragonsBR) October 19, 2020
Foox ainda se defendeu por meio de um post no TwitLonger: “Falhei ao acreditar que fazendo tal comentário, todos que ali estavam entenderiam meu posicionamento. Nunca foi o de machismo. Foi o de um perdedor que não se acostuma com derrotas, poderia ser qualquer time“. O seu texto, entretanto, gerou ainda mais críticas da comunidade.