Apos o primeiro trailer ser divulgado, Assassin’s Creed Valhalla teve mais detalhes revelados pela Ubisoft.
Entre as muitas informações divulgadas, está uma inédita à franquia: batalhas de insultos Viking.
Sim, de acordo com uma descrição oficial de Valhalla no site da Ubisoft, o mundo aberto da século IX na Inglaterra e Noruega terá atividades como caça, pesca e competição de bebida, mas também flyting, um tipo de batalha de insultos em versos — que é comumente comparado às batalhas de rap contemporâneas. A descrição diz:
“Navegue pelo gelado Mar do Norte para descobrir e conquistar os reinos divididos da Inglaterra. Realize atividades de caça, pesca, dados e bebida, ou participe de competições nórdicas tradicionais de insultos – ou, como mais conhecidas, rivais verbalmente devastadores por meio da arte de combate Viking de versos ofensivos.”
Flyting era um tipo de batalha de insultos, similar às batalhas de rap contemporâneas, que permite que você insulte aqueles feridos pelo protagonista Eivor durante a história de Valhalla. Flyting vem do inglês antigo e é traduzido como “discutir” (exemplos foram encontrados em transcritos nórdicos, celtas e mais).
De acordo com Thierry Noël, historiador e conselheiro de conteúdo da unidade de pesquisa editorial de Assassin’s Creed Valhalla, explica que há um vão entre a maneira como os Vikings realmente viviam e a maneira como são retratados atualmente.
“O vão entre a realidade da sociedade nórdica e a imagem que temos dos impiedosos Vikings era realmente interessante para mim. Eles eram uma sociedade fascinante em termos de cultura e parcialmente justos na maneira como tratavam mulheres, que tinham importantes direitos na época. Era certamente contraditória á imagem que temos dos Vikings”, disse Noël à Ubisoft.
Valhalla é ambientado na Europa do século IX. Você controlará Eivor, um invasor Viking que deve expandir as conquistas do clã que vive na costa da Noruega e encontrar um novo lar nas terras agrícolas da Inglaterra. Assim como em Assassin’s Creed Odyssey, será possível escolher no começo do jogo se seu protagonista será um homem ou uma mulher.
Em entrevista ao site IGN, o diretor do jogo Ashraf Ismail explica que os jogadores poderão explorar facilmente entre os reinos da Inglaterra e a Noruega, mas ele sugere que podemos esperar por algumas surpresas: “Você poderá voltar de uma maneira bem dinâmica para a Noruega quando quiser. E as terras nórdicas são de tirar o fôlego. Temos os quatro reinos da Inglaterra: Wessex, Nortúmbria, Ânglia Oriental e Mércia”, ele explica. “Há outras surpresas que não vou estragar, mas a nossa ambição tem sido oferecer a experiência e a fantasia Viking dentro do mundo de Assassin’s Creed.”
Já sabemos que um dos líderes da Inglaterra anglo-saxônica será o Rei Alfredo de Wessex. Por enquanto, não sabemos quais outras personalidades históricas vamos encontrar ao longo do game.
Além disso, conforme o trailer cinematográfico indica, a narrativa vai explorar a mitologia nórdica e suas divindades, como Odin, mas a Ubisoft não revelou muitos detalhes sobre este aspecto. O diretor do game apenas pontua que a espiritualidade e crenças do povo Viking, naturalmente, fará parte da vida de Eivor e de sua jornada como protagonista.
Seguindo a evolução dos games anteriores da franquia, Valhalla promete ser um RPG de mundo aberto com “mecânicas avançadas” que oferecem “novas maneiras para se aprimorar como guerreiro e líder”. Ao longo da jogatina, você vai adquirir novas habilidades e equipamentos para alternar de acordo com a sua preferência. Será possível realizar atividades de caça, pesca, dados, bebidas e participar de competições nórdicas tradicionais de insultos, como revelado acima.
Como um verdadeiro Viking, você poderá lutar empunhando dois machados, utilizar espadas, arcos ou até os icônicos escudos que fazem parte da estratégia de combate do povo nórdico. No fim das contas, é você quem escolhe qual é o estilo de jogo adequado para o seu gameplay. E claro, já sabemos que a lâmina oculta ainda será uma aliada útil nesta jornada. Além disso, a Ubisoft promete que Valhalla terá uma “grande variedade de inimigos”.
Você, como líder do povo, vai comandar ataques contra exércitos e fortalezas dos Saxões para expandir a influência além dos limites do povoado nórdico. Será possível organizar uma equipe de invasores para realizar ataques surpresas a partir do seu navio e reivindicar as riquezas dos inimigos para o seu clã. Para isso, será possível formar alianças estratégicas e, com o retorno das opções de diálogos, você terá que tomar decisões que podem mudar o rumo da história.
Além da evolução do personagem, será necessário cuidar do seu assentamento Viking. Nesta mecânica inédita na franquia, será possível expandir e personalizar o povoado ao recrutar novos integrantes para o clã e construir estruturas que podem ser aprimoradas. Você poderá, inclusive, criar um quartel para conseguir melhores unidades de combate e equipamentos aprimorados com o ferreiro da vila.
O jogo vai permitir que você crie e personalize mercenários, que poderão ser compartilhados online com seus amigos. Caso seja do seu interesse, você poderá recrutar guerreiros de outros jogadores para aprimorar as suas forças.
Outro detalhe que merece destaque é que, além da escolha do sexo do seu personagem, você poderá customizar vários aspectos de Eivor, incluindo cabelo, roupas, marcas de guerra, equipamentos e… tatuagens!
Ele também contará com um corvo como animal companheiro.
A Ubisoft anunciou que revelará o gameplay do novo jogo durante o evento especial de Xbox Series X marcado para a próxima quinta, 7 de maio.
Opa, foi aqui que pediram GAMEPLAY? #AssassinsCreed Valhalla DIA 7 DE MAIO! Não percam! https://t.co/ta6yKJ3fKk
— Ubisoft Brasil 🇧🇷 (@UbisoftBrasil) April 30, 2020
Assassin’s Creed Valhalla está previsto para o fim de 2020, e além do Xbox One e Xbox Series X terá versões para PC, PS4, PS5 e Google Stadia.