Game of Thrones | Bran previu o desfecho da Batalha de Winterfell

Danilo de Oliveira
5 Min de Leitura

CUIDADO!

O texto contem spoilers do terceiro episódio da ultima temporada!

 

O terceiro episódio da última temporada de Game of Thrones nos entregou momentos de puro terror e angústia diante da aparente inevitabilidade da vitória do Rei da Noite e seu Exército crescente de mortos, mas um rápido e inusitado movimento de Arya Stark (Maisie Williams) salvou o mundo dos vivos.

Embora algumas pessoas incomodadas com a forma como se deu a morte do Rei da Noite estejam reclamando nas redes sociais – e quando não estão? – , dizendo que a solução teria sido forçada, a verdade é que não foi absolutamente nada forçada e muito bem construída desde o início da série. E é bom chamar atenção para um fato: George R. R. Martin contou aos showrunners David Benioff e D.B. Weiss o final de sua saga. É claro que nos livros os acontecimentos terão caminhos diferentes, mas é muito provável que o desfecho seja o mesmo.

Tudo que envolveu as trajetórias de Bran (Isaac Hampsted Wright) e Arya Stark conduziu ao momento em que ela crava sua adaga de aço valiriano no Rei da Noite e o transforma em gelo quebrado. Mas o elemento mais fundamental é aquele desempenhado pela arma, que apareceu na série, pela primeira vez, no segundo episódio.

Bran estava destinado a ser o Corvo-de-Três-Olhos, mas seu dom apenas foi desperto após ele ser arremessado da torre por Jaime Lannister (Nicolaja Coster-Waldau). Ao final do segundo episódio da primeira temporada, o jovem Stark sofreu uma tentativa de assassinato perpetrada por alguém que usaria uma adaga de aço valiriano para matá-lo.

Sua mãe, Catelyn Stark (Michelle Fairley) impediu que a garganta de Bran fosse cortada e o assassino acabou sendo morto por Verão, o lobo do garoto. Lady Stark, então, viajou até Winterfell para descobrir a origem da arma, e a deixou com Mindinho (Aiden Gillen), que alegou que esta pertenceria a Tyrion, quando na verdade o mentor do atentado fora ele mesmo.

A adaga retorna a trama com destaque no episódio quatro da sétima temporada, “The Spoils of War“. Mindinho dá a adaga de presente a Bran, dizendo que fora mesma usada para tentar matá-lo no passado e, depois, lamenta não ter podido salvar Catelyn Stark de ser morta nas Gêmas durante o Casamento Vermelho, mas que agora faria tudo para salvar seus filhos.

Momentos depois de voltar a Winterfell, Arya encontra o irmão junto à Árvore-Coração no Bosque Sagrado em Winterfell e lá Bran dá a irmã a adaga que recebera de Mindinho, a mesma que um dia fora usada pata tentar matá-lo.

Arya usaria depois a adaga para cortar o pescoço de Mindinho.

O que fica claro é que Bran sabia exatamente como o Rei da Noite seria morto, onde ele seria morto e por quem ele seria morto. Os showrunners não tiraram a solução Arya da cartola, do nada.

No sexto episódio da terceira temporada, os caminhos da jovem Stark e de Melisandre (Carice van Houten) se cruzaram  e, depois que a Sacerdotisa Vermelha tomou Gendry (Joe Dempsie) para levá-lo a Pedra do Dragão, onde seria sacrificado, Arya foi até Melisandre, que ao olhar para a futura discípula dos Homens Sem Face, profetizou.

“Eu vejo uma escuridão em você. E nesta escuridão, olhos estão me encarando de volta. Olhos castanhos, olhos azuis, olhos verdes. Olhos que você irá fechar para sempre. Nós iremos nos encontrar novamente.”

Melisandre lembrou a Arya da profecia ao reencontrá-la em Winterfell, dando ênfase aos “olhos azuis”, deixando claro que estava se referindo ao  Rei da Noite.

Portanto, a conclusão do episódio, o desfecho da Batalha de Winterfell, a destruição do Rei da Noite, começou a ser construída e indicada há muito tempo, e foi conduzida de maneira apropriada, tendo sido, inclusive, prevista por Bran.

Não foi por obra do acaso, e foi muito mais que apenas justiça poética, que a mesma adaga que no passado fora usada para tentar matá-lo, seja agora a arma que salvou a vida de Bran e de todo os outros. Estava escrito que seria assim, por George R. R. Martin, e também pelos deuses novos e antigos.

A temporada final de Game of Thrones é transmitida aos domingos pela HBO, às 22h. Os novos episódios também são disponibilizados semanalmente no serviço de streaming HBO Go.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *