A mania de dividir o livro final em duas partes veio com a pura e simples intenção de arrecadar mais dinheiro. Harry Potter fez isso, e foi copiado por franquias como Jogos Vorazes e Crepúsculo. Quase um filho pobre destas séries gigantes, A Saga Divergente continua sendo uma franquia com potencial a ser explorado, se rendendo a uma narrativa ainda mais preguiçosa que seu anterior.
A Série Divergente: Convergente começa do momento em que terminou Insurgente, após a queda de Jeanine. Tris, Quatro e companhia não estão felizes com o rumo que a revolução tomou, especialmente com o confronto entre Evelyn e Johanna. Com isso, decidem procurar descobrir o que existe além dos muros de Chicago e acabam se deparando com uma civilização evoluída e liderada por David(Jeff Daniels).
O roteiro(que prefere dar mais foco no romance entre os personagem da pior forma!) mais uma vez se mostra perdido ao tentar passar as boas ideias do livro, e segue a oferecer péssimos diálogos e situações previsíveis.
Pra piorar a direção de Robert Schwentke segue abaixo do esperado(digo que talvez esteja até piorando)tentando até emular de forma insignificante Mad Max: Estrada da Fúria.
Trilha sonora, fotografia, direção de arte, figurinos… Nada no filme chama a atenção.Alias o CGI do filme anterior é melhor que esse, que em muitos momentos chegam a ser trabalhos de plantas que as empresas apresentam seus projetos de tão obvio!
No elenco Shailene Woodley é esforçada, mas não há muito o que tirar da personagem. No mais, tudo do mesmo. Theo James continua um ator fraco com um personagem sem propósito. Miles Teller é o chato que não deve ser confiável e que está se divertindo com isso tudo. Ansel Elgort, Zoë Kravitz e Maggie Q seguem como mero coadjuvantes. Isso sem falar em Naomi Watts e Octavia Spencer, em papéis pouco desenvolvidos.Nem se salva Jeff Daniels em uma atuação caricata muito inferior a Kate Winslet em Insurgente.
Como esperado, Convergente traz mais do mesmo.Continua errando em formulas batidas feitas por Hollywood para esse gênero ao invés de diversificar como seu irmão mais velho a franquia Jogos Vorazes. É uma pena ver mais uma boa ideia ser desperdiçada dessa forma, que ainda terá seu capitulo derradeiro no ano que vem.Infelizmente!