♩♪♪ Tudo é Incrível ♪♪♪. Sim, em 2014 com o lançamento de Uma Aventura LEGO, essa musica grudou como chiclete e juntamente com animação provaram que a famosa linha de brinquedos tinha vida longa no cinema. LEGO Batman: O Filme e LEGO Ninjago ampliaram ainda mais a franquia e preparou terreno para a sequência do filme original que agora venho falar aqui.
Uma Aventura LEGO 2 expande ainda mais o universo da franquia trazendo mais liberdade para seus desenvolvedores aplicar em uma divertida feita tanto para os pequenos quanto para os grandões.
A continuação começa minutos depois do encerramento do original, Emmet (Chris Pratt) e a “MegaEstilo” Lucy (Elizabeth Banks) que ensinaram que todos são especiais, enfrentam uma invasão dos blocos DUPLO(aquela linha das peças maiores, mais arredondadas e com design voltado para pequenas crianças), que deixa Bricksburg arruinada e dá lugar a um desértico mundo chamado Apocalypseburg (Apocalipsópolis, na versão brasileira). O lugar é inspirado no design distópico de “Mad Max” para os cinéfilos de plantão.
Cinco anos depois do ataque, tudo é muito sombrio, bruto e baixo astral, menos para Emmet, é claro. Otimista inveterado, ele não possui toda a amplitude de emoções de Lucy, que por sua vez sofre uma angústia típica adolescente, explicada por não conseguirem construir mais nada sem atrair a atenção indesejada dos fofos alienígenas armados com corações e estrelinhas bombásticas. A única coisa que desaponta Emmet é querer ser durão sem ser capaz, ainda mais depois de sonhar com o fim de tudo, o “Armamageddon”. A premonição do protagonista começa a se tornar verdade quando a General “Caos Total” Mayham (Stephanie Beatriz) leva embora seus amigos para a distante galáxia do sistema Maná, dominado por uma rainha metamórfica interpretada por Tiffany Haddish na versão original.
A narrativa feita agora com bastante liberdade pela dupla Phil Lord e Christopher Miller, agora apenas na produção e roteiro, trata de estabelecer um criativo paralelo entre o mundo das pecinhas e o nosso, como o anterior já fazia, mas ele vai além focando na relação de irmãos que não conseguem brincar juntos e como a disputa faz a vida de Emmet e seus companheiros ficar uma bagunça no mundo de Lego.As mensagens sobre o inevitável amadurecimento, sentimentos adultos que nem sempre são incríveis e sobre a alegria de estarmos bem acompanhados são colocados de forma bem coesa na trama e dá uma abordagem madura a franquia,mas claro que tudo isso é referenciado de certa forma e conversa tanto com o público infantil quanto com seus pais, que esse ultimo com certeza serão agraciados por incontáveis alusões cinematográficas prazerosamente reconhecíveis pela galera da velha geração.
Uma Aventura LEGO 2 é uma sensacional animação que dá continuidade ao divertido “universo cinematográfico LEGO” trazendo criatividade, maturidade e referencias na medida certa pra entreter crianças e adultos.