Steve Rogers disse uma vez uma frase célebre e única, que talvez seja a minha definição sobre a nova série do Netflix, a Elite: Eu entendi a referência. Brincadeiras à parte, a série espanhola lançada no último dia 5, consegue fazer com que os fãs se lembrem de várias outras séries em diversos momentos do seu enredo. Assim que o episódio piloto começa, o nosso primeiro personagem principal, Samuel, aparece todo ensanguentado com uma expressão de que “Que por@# que aconteceu aqui?”. Quando questionado por uma detetive que está realizando uma investigação, ele responde: “Sou inocente”. A partir desse ponto, a série volta há seis meses antes da primeira cena para nos contar a história que levou a esse início enigmático. Mas qual outra série começa sua história mostrando um mistério para depois explicar o que aconteceu? É aqui que pegamos a primeira série de referência: How to Get Away With Murder.
- 4 coisas que já sabemos sobre Elite, nova série espanhola da Netflix
- ‘Hilda’ mostra que não há idade para se aventurar
Após o prédio em que estudavam desabar devido a uma obra mal feita por uma construtora, três jovens de classe média baixa ganham uma bolsa de estudos em um colégio de classe alta chamando Las Encinas. Samuel (Itzan Escamilla) é um rapaz amável, sensível e inteligente, é um jovem garçom que se apaixona logo de cara pela milionária Marina (María Pedraza) enquanto lida com a volta do seu irmão Nano (Jaime Menéndez Lorente) da prisão. Christian (Miguel Herrán) é um jovem rebelde, que não vê importância na bolsa de estudos e está mais interessado em “aproveitar” a vida de glamour que a escola proporciona. Já a jovem Nadia (Mina El Hammani) é uma palestina que almeja se tornar a melhor aluna da classe enquanto lida com sua família tradicional muçulmana.
Assim que chegam na escola, eles não são tão bem recebidos na turma. É aqui que vemos uma segunda referência com a série The OC – Um Estranho no Paraíso. A partir de então, a trama começa a se desenrola numa série de intrigas, traições e promiscuidades ao estilo do filme Segundas Intenções e a série Gossip Girl. Durante os seus oito episódios, acompanhamos um enredo que vai se complicando cada vez mais através das mentiras e ameaças que vão surgindo entre os jovens, mostrando como cada um dos personagens poderia ser o assassino e quais seriam seus motivos. Ao mesmo tempo, temos os depoimentos que eles prestam à polícia. Aqui pegamos outra referência com o formato em que a série vai aumentando a nossa curiosidade como é apresentada a história em Big Little Lies.
Ao contrário das séries populares que abordam a vida de adolescentes rebeldes e ricos, a Elite consegue fugir do convencional ao abordar temas como HIV, tráfico, poligamia, voyeurismo, religião, entre outros tabus nunca devidamente explorados. Ela consegue ser polêmica, dramática e intrigante ao fazer o telespectador não parar de assistir até descobrir quem morreu, quem matou e o porque. Como ponto positivo, à série consegue terminar sua temporada de maneira que irá surpreender os fãs, além de conseguir manter um ganço para uma possível continuação.
Elite é uma série sobre jovens adolescentes rebeldes, mimados e ricos se envolvendo em diversas mentiras, traições e intrigas que levam à um fim trágico. A nova aposta do Netflix também trás no seu elenco os atores com Miguel Herrán, Jaime Menéndez Lorente e María Pedraza, respectivamente o Rio, o Denver e a Alison Parker da série La Casa de Papel.