Um clássico do terror está de volta! Evil Dead,umas das franquias mais cultuadas do cinema pelo seu estilo trash,que em 2013 ganhou um ótimo e brutal remake agora pede passagem na TV.
Ash vs Evil Dead continua a franquia e mantém todos os elementos que fizeram dela o reconhecimento que tem: uma série de humor cheia de efeitos práticos que rimam com o gênero trash, mas fazendo piadas sobre si mesma apresentando personagens caricatos e fazendo homenagens a vários outros filmes do estilo.Ash (Bruce Campbell),está de volta e precisa acionar sua experiência para salvar a humanidade das manifestações malignas que planejam acabar com a “humanidade”
Porque mais do que responder perguntas nunca bem elaboradas sobre a mitologia de Evil Dead – sobre o Livro dos Mortos, o arqueólogo, a adaga kandariana – a adaptação televisiva está mais interessada em nos contar, afinal, quem é Ashley Williams, o protagonista interpretado por Bruce Campbell. E por meio de Ash vs Evil Dead aprendemos que, basicamente, nosso herói é um Steve Rogers bizarro, um produto dos anos 1970/80 que resistiu mal ao tempo, à base de muita tintura de cabelo.
Ele curte hard rock e sonha com bebidas, armas e biquínis como um jovem da era Reagan, época em que o primeiro filme chegou aos cinemas.Alias a nossa empatia com ele é imediata,Ash como sempre é uma metralhadora de trocadilho e frases de efeitos e toda a dinâmica com os coadjuvantes Pablo e Kelly opera em torno dos preconceitos e do sexismo do protagonista.
Em uma primeira impressão o espectador não conhecedor do material original pode considerar a serie machista,racista e politicamente(muito) incorreta, mas é preciso observar mais detalhadamente para compreender que o personagem é fruto de uma outra época e que continua de tal maneira.Todas as piadas envolvendo povos não americanos e as mulheres são propositais,fazem parte da camada do Ash,um reflexo da sociedade machista e racista dos EUA de outrora.
Na questão visual e estrutural, a serie possui tudo que fez a franquia especial: planos acelerados, a câmera “ocupando” a posição do demônio a serpentear pela floresta,o sangue que jorra por todos os lados, além da maquiagem bem características dos filmes, mas bem mais elaboradas do que antes claro né!
Não apenas Bruce Campbell como Ash se destacou, mas também Lucy Lawless, conhecida como Xena popularmente, mas desta vez encarnando a misteriosa Ruby Knowby, uma personagem ligada ao passado de Ash.
Para ajudar Ash em talvez agradar a nova gerações entram em cena Pablo (Ray Santiago) e Kelly ( Dana DeLorenzo), coadjuvantes que não de peso mas ajudam bastante o protagonista no desenvolvimento de seus melhores diálogos.
Bom Ash vs Evil Dead cumpre seu papel em trazer a clássica franquia com a carga nostálgica que a fez.Se o clima da primeira temporada for mantido a produção tem tudo para alcançar um sucesso duradouro no formato televiso e quem sabe conquistar uma nova gerações de fãs.