Ah, sagas literárias! Livros + livros + livros + livros é a receita que mais alegra os fãs apaixonados por uma história e que não conseguem se satisfazer de saber mais sobre aquele universo. Acontece que, sabendo disso, muitos autores e/ou empresas ficam um pouquinho empolgados demais, e aí perdem a mão.
Como resultado, temos séries incríveis de livros que têm continuações ou spin-offs péssimos. Alguns fãs continuam ali, firmes e fortes, mesmo vendo a perda de qualidade – outros abandonam o barco assim que as coisas ficam estranhas. Independente de que tipo de leitor você seja, o Cinesia Geek fez uma lista de quatro séries onde é preciso ter algum cuidado na hora de ler o próximo livro.
1 – Percy Jackson
Percy Jackson é a saga-que-poderia-ser. Publicado entre 2005 e 2009, os livros de Rick Riordan sofreram com uma adaptação para as telas horrível e uma continuação (quase) pior ainda. Heróis do Olimpo se propunha a continuar o universo de Percy com o acréscimo de outros personagens. Na teoria, seria algo como uma segunda geração, já que os protagonistas da primeira série estariam mais velhos.
O resultado não deu muito certo.
Na minha lápide, haverá as palavras: morreu aguardando a adaptação de Percy Jackson pela Netflix
Com muitos personagens principais, mas poucas boas personalidades, Heróis do Olimpo não conseguiu manter a leveza da primeira saga- até por que o enredo é basicamente um repeteco do que os fãs já tinham visto. Além disso, falta maturidade e mudança nos personagens que já vimos. Ou seja: estamos diante da mesma saga, só que sem o mesmo carisma. Pareceu quase desespero para vender mais livros, já que todos os fãs (eu inclusive!) estavam loucos por ver os semideuses de novo.
2 – Pretty Little Liars
A regra é clara: não saber como parar é uma das maiores razões para sagas literárias se estragarem.
No caso de PLL, o sucesso da série de TV parece ter tirado totalmente esse discernimento da autora, que decidiu escrever não um, não dois, não três. Mas OITO livros após as dois primeiros arcos.
Aí a série se perdeu. A tentativa de fazer um enredo mais grandioso acabou deixando-a repetitiva, especialmente por que os oito livros anteriores tinham deixado a história em um bom ponto final. As personagens se distanciaram da personalidade que os fãs conheciam e os vilões não conseguiram apresentar um contra ponto legal, abaixando a qualidade da série inteira.
Sabe a frase ‘é melhor morrer como herói do que viver o suficiente para se tornar um vilão’?
3 – Harry Potter
Apesar desta ser a saga onde a diferença de qualidade é mais perceptível, meu coração de fã QUASE não se irrita tanto com o oitavo livro de Harry Potter – isto é, quando eu consigo fingir que Criança Amaldiçoada foi só um sonho ruim e não existe na vida real.
Infelizmente, não é o caso. E o aguardado oitavo livro da saga, talvez por não ter sido escrito pela J.K Rowling, é uma dos piores livros que já li na vida. É claro que alguns podem dizer que a história foi feita para o teatro, e por isso muita coisa se perde quando lemos um roteiro ao invés de ver uma peça. Ainda assim, Criança Amaldiçoada é uma vergonha. Com um enredo ridiculamente simplório e conseguindo estragar a caracterização de personagens construídos durante sete outros livros, não tem nada de bom que se possa falar sobre ele.
PRECISO DE UMA PENSEIRA PRA ESQUECER ESTE LIVRO
4 – Vampire Diaries
Com o item anterior, já sabemos que tirar uma história das mãos de seu autor original não dá bons resultados, não é? Bom, alguém precisa dizer isso à Vampire Diaries.
Após as duas primeiras séries, a quadrilogia original e a série O Retorno, a escritora original da saga, L.J. Smith, foi demitida da própria história. Desde então, quem escreve os livros são ghostwriters – e até agora, mais seis livros, de duas séries, foram escritos e publicados. A autora afirmou até que havia conversado sobre a possibilidade de alguém continuar a série por ela após O Retorno, mas não sabia que ela não teria mais nenhum contato com os livros que criou.
Muitos fãs boicotaram os livros que não foram escritos por ela, mas isso não impediu que as novas sagas continuassem a ser publicadas – inclusive aqui no Brasil. Para quem ainda quer se manter fiel à escritora, porém, tem uma saída: L.J. aparentemente vem escrevendo uma “fanfic” no Kindle Words, onde na realidade continua a história da forma como acredita que deveria ter acontecido. Apesar disso, os livros ainda estão aí, e são uma lástima para quem é fã dos livros que deram origem à série de tanto sucesso.