5 filmes fantásticos que revelam as várias faces da transexualidade

João Fagundes
4 Min de Leitura

Não é novidade que o público tem se apaixonado cada vez mais com a representatividade que o cinema vem recebendo ao público LGBT, e não só dando mais visibilidade aos indivíduos como também suas necessidades para uma vida com dignidade, que vai muito além de educação, moradia e saúde. O Brasil por si só é o país que mais ocorre assassinatos de transexuais segundo a ONG Transgender Europe – TGEU, e precisamos ter consciência disso, e os filmes conseguem entrar em nossas vidas e trazer cultura para que assim exista respeito, admiração e futuro para as pessoas trans em toda parte do mundo.

Pensando em reunir alguns filmes com a temática, a lista dessa semana trará não só as obras que falem a respeito, mas também os personagens inesquecíveis que se criaram e que te fizeram pensar “e se fosse no meu lugar?”. Você já viu esses hinos? Confira!

Boy Meets Girl

O filme de 2014 é uma comédia romântica que é estrelada pela atriz Michelle Hendley que interpreta Ricky Jones, uma mulher trans (assim como Michelle) que vive as dificuldades em se apaixonar, ainda mais quando existe a transfobia velada em cada atitude dos personagens que se envolvem com nossa protagonista. Vamos shippar muito?

Meu Nome é Ray

Dirigido por Gaby Dellal, o drama de 2015 foi protagonizado por Elle Fanning no papel de Ray, jovem menor em fase de transição que precisa lidar com a família desestruturada e ao mesmo tempo sobreviver para realizar seu sonho. Não só Elle, mas o elenco inteiro merece aplausos diante de tanto amor e respeito.

A Garota Dinamarquesa

Lançado em 2015 é um dos filmes mais conhecidos por aqui. A interpretação do ator Eddie Redmayne como a doce Lili é o que lhe garantiu mais uma indicação ao Oscar de melhor ator. Dirigido por Tom Hooper (“O Discurso do Rei“), a trajetória da primeira mulher trans a fazer o procedimento de redesignação sexual. O longa é baseado no livro homônimo de David Ebershoff. Emocionante!

Tangerine 

Em meio a vida noturna, a prostituta Sin-Dee (interpretada por Kitana Kiki Rodriguez) descobre que foi traída por seu namorado enquanto esteve presa e precisará de sua melhor amiga Alexandra (Mya Taylor) para se vingar no melhor estilo girl power de ser. O diretor Sean S. Baker fez de sua produção independente um longa totalmente filmado em um iPhone 5S. Melhor do que isso, as duas protagonistas são mulheres trans. Amo demais!

Uma Mulher Fantástica

Outro que ganhou Oscar, e muito merecido! Sebastián Lelio dirige com maestria essa obra que nos apresentou a difícil jornada de Marina (Daniela Vega), garçonete e cantora que precisa lidar com o luto e o preconceito da família de seu marido que não lhe reconhece e nem aceitam que vá ao enterro de seu querido Orlando (Francisco Reyes). A obra é um fim do conto de fadas que existia na vida do casal, sendo que o peso da vida recaí mais do que nunca nas costas de Marina. Torcer para uma volta por cima é pouco! #ForçaMarina

Share This Article
Mais um Otaku soteropolitano que faz cosplay no verão. Gamer nostálgico que respira música e que se sente parte do elenco das suas séries favoritas. Aprecia tanto a 7ª arte que faz questão de assistir um filme ruim até o fim. É um desenhista esforçado e um escritor frustrado por ser um leitor tão desnaturado. É graduando no curso de Direito e formado no de Computação Gráfica. “That’s all folks!"
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *