15 livros LGBT+ para você chamar pelo nome, com muito amor

Priscila Dórea
12 Min de Leitura

Histórias com personagens LGBT+ estão estourando nas grandes telas, seja com filmes de quebrar o coração como Me chame pelo seu nome ou para colar o coração de volta como Com amor, Simon. O Cinesia resolveu criar uma lista com 15 livros LGBT+ para você chamar pelo nome, com muito amor. Apreciem sem moderação, de coração aberto e aproveitem!

#01 Me chame pelo seu nome, André Aciman

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à hospedar novos escritores que, em troca da boa acolhida, ajudam seu pai com a papelada. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido.

#02 Simon vs. A agenda Homo Sapiens, Becky Albertalli

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas — afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.

 

#03 Carry On, Rainbow Rowell

Simon Snow é um bruxo que estuda na Escola de Magia de Watford. Profecias dizem que ele é o Escolhido. Você pode até conhecer uma história parecida. O que você não sabe é que Simon é o pior escolhido que alguém já escolheu. Poderoso, mas desastroso a ponto de não conseguir controlar a própria varinha. Seu mentor o evita, sua namorada termina com ele e uma entidade sinistra ronda por aí usando seu rosto. Para piorar, seu colega de quarto, Baz, está desaparecido, provavelmente maquinando algum plano insano a fim de derrotá-lo.

#04 Minha versão de você, Christina lauren

Há três anos a família de Tanner Scott se mudou da Califórnia para Utah, fazendo sua bissexualidade voltar para o armário. Quando sua melhor amiga se inscreve na aula de escrita e o desafia, Tanner não consegue recusar, afinal quatro meses é o suficiente para escrever um livro, certo? O garoto logo nota Sebastian Brother, o prodígio mórmon que, no ano anterior, escreveu e publicou o próprio livro, e agora orienta a turma. Se quatro meses é muito tempo, um mês pode não ser. E é exatamente esse tempo que leva para Tanner se apaixonar por Sebastian.

#05 One Man Guy, Michael Barakiva

Enquanto Ethan é descolado e tem vários amigos, Alek tem apenas uma, Becky, e convive intensamente com sua família e a comunidade armênia. Mesmo com tantas diferenças, os destinos de Ethan e Alek se cruzam ao precisarem frequentar um mesmo curso de férias. Quando Ethan convence Alek a matar aula e ir a um show no Central Park, Alek embarca em sua primeira aventura fora de sua existência no subúrbio de Nova Jersey e da proteção de sua família. E ele não consegue acreditar que um cara tão legal quer ser seu amigo. Ou, talvez, mais do que isso.

#06 Garoto encontra Garoto, David Levithan

Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é um quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ensinou os garotos héteros a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola e, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah.

#07 Não conte nosso segredo, Julie Anne Peters

Com o namorado dos sonhos, o cargo de Presidente do Conselho Estudantil e a chance deir para uma universidade da Ivy League, a vida não poderia estar mais perfeita para Holland Jaeger. Até que Ceci Goddard chega na escola e muda tudo. Ceci e Holland têm sentimentos que não conseguem esconder, mas como todos ao redor vão lidar com este novo romance? Entre intrigas, preconceitos e a não aceitação dos pais, Ceci e Holland lutam para manter-se juntas, mas o amor delas pode não ser tão forte quanto as críticas da sociedade…

#08 História é tudo que me deixou, Adam Silvera

Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que eles voltariam quando chegasse a hora. Porém, o futuro que ele desejava está despedaçado. E a única pessoa que realmente entende sua tristeza é Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem, a espiral depressiva de Griffin continua. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.

#09 1+1 – A Matemática do Amor, Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos

Lucas e Bernardo são melhores amigos. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Lucas então tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas: escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma. Então os meninos percebem que há algo mais forte entre eles… Um sentimento profundo, que não conseguem explicar e que torna todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?

#10 Fera, Brie Spangler

Dylan é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando conhece Jamie, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabia, é que Jamie não é como a maioria das garotas: ela é transgênera. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar, ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.

#11 Apenas um garoto, Bill Konigsberg

Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa. Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco. O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.

#12 Menino de Ouro, Abigail Tarttelin

A família de Max não permite nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído e Max é o melhor aluno da escola, capitão do time, simpático, sucesso entre as garotas: o menino de ouro. Mas Max esconde um segredo: ele é intersexual, nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. Ou nenhum dos dois. Apesar da dimensão de seu segredo, Max parece à vontade com sua vida, até que Hunter, seu melhor amigo desde a infância, volta do passado e abusa de sua confiança da pior maneira que poderia.

#13 Quinze Dias, Vitor Martins

Felipe está esperando pelo início das férias de julho desde que as aulas começaram. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe dos colegas que o maltratam. Sua paz acaba quando sua mãe informa que irá hospedar Caio por longos quinze dias, enquanto os pais dele viajam. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixão na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.

#14 Dois garotos se beijando, David Levithan

Rodeados por câmeras, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual. Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá. Cada um deles tem uma situação diferente. Mas bem no centro de todas essas histórias está o amor e a coragem para lutar por um mundo onde ele não seja sinônimo de tabu.

#15 Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, Benjamin Alire Sáenz

Em um verão tedioso, Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas e descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Share This Article
Follow:
Jornalista e potterhead para toda eternidade, tem um amor nada secreto por mangás e picos de felicidade com livros em terceira pessoa. Além de colaboradora no Cinesia Geek, é repórter do Grupo A Tarde.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *