13 Reasons Why | Netflix altera cena do suicídio de Hanah na primeira temporada da série

Danilo de Oliveira
3 Min de Leitura
Netflix /Divulgação

Netflix anunciou, em seu Twitter oficial, a alteração da cena de suicídio do episódio final da primeira temporada de “13 Reasons Why“, que foi severamente criticada devido a sua romantização do suicídio. Confira abaixo o anuncio:


“Nós ouvimos de muitos jovens que ’13 Reasons Why’ os encorajaram a iniciar conversas sobre questões difíceis como depressão e suicídio e obter ajuda – muitas vezes pela primeira vez. À medida que nos preparamos para a terceira temporada, ainda neste verão, estamos atentos ao debate em andamento em torno do programa. Assim, com o conselho de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, diretora médica da Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores por editar a cena em que Hannah tira a própria vida da primeira temporada.”

A cena em questão acontecia no fim da primeira temporada e mostrava a personagem de Katherine Langford, Hannah, avaliando sua vida no espelho antes de rasgar a sua bochecha e levar uma lâmina de barbear para o pulso esquerdo, perfurando a pele. Ainda era mostrado a personagem gritando de dor enquanto o sangue jorrava de um corte cada vez mais longo que se estendia até o cotovelo. Hannah era então vista ofegando enquanto sua respiração diminui e manchas de sangue invadem a banheira. Não muito tempo depois, a mãe de Hannah (Kate Walsh) descobre o corpo sem vida de sua filha na banheira cheia de sangue. A nova versão, já disponível na Netflix, mostra Hannah apenas se olhando no espelho antes de entrar na banheira, e sua mãe descobrindo seu corpo mais tarde.

Netflix também irá monitorar e editar qualquer clipe pirateado que mostre a cena original, não editada.

Na época de lançamento da primeira temporada, muitos especialistas apontaram que 13 Reasons Why poderia servir como gatilho para pessoas que já tinham pensamentos suicidas, principalmente por ter uma cena forte e muito gráfica.

A série conta a história de Clay Jensen (Dylan Minnette), que após voltar da escola, recebe uma caixa de sapatos com treze fitas cassete dentro. A remetente e autora das gravações é Hannah Baker (Langford), sua paixão do colégio que acabou de se suicidar. Nas fitas, a adolescente conta todos os motivos que a fizeram tirar a própria vida, além de instruir Clay sobre como ele deverá compartilhá-las.

As duas primeiras temporadas de “13 Reasons Why” já estão disponíveis na Netflix e a terceira deverá chegar ainda este ano ao serviço de streaming.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *