A Niantic está aplicando a maior mudança até agora em Pokémon GO. Nas próximas semanas, o jogo receberá uma atualização que adiciona duas novidades cruciais ao gameplay: Insígnias de ginásios e um modo cooperativo chamado Raid Battles.

Primeiramente, a desenvolvedora está atualizando os ginásios com um novo design visual e um Photo Disc, como as PokéStops. Agora, cada ginásio terá seis espaços permanentes que devem ser preenchidos pelos Pokémon do time que domina o local. Cada monstrinho colocado no ginásio deve ser diferente – nada de dois Dragonites, por exemplo – e os times que entrarem em batalha enfrentarão os Pokémon adversários na ordem que foram colocados.

Agora, quando um Pokémon é colocado num ginásio, um novo medidor de motivação aparecerá lá. Os Pokémon que estão defendendo o ginásio vão ficar menos motivados conforme perdem batalhas repetidamente, e isso fará seus Pontos de Batalha diminuírem temporariamente. Para combater isso, os treinadores podem dar Frutas para seus Pokémon, os mantendo mais motivados. Se a motivação for zerada, ele volta para o treinador.

As coisas também mudaram para os treinadores que querem desafiar ginásios. Agora, será possível obter insígnias quando você interage com os ginásios pelo mundo todo. Essas insígnias podem ser desenvolvidas e subir de nível conforme você interage com os locais, seja batalhando, dando frutas para os Pokémon recuperarem a motivação, e girando o Photo Disc de cada um deles. Quanto maior o nível de sua insígnia, maior a recompensa oferecida por interagir com os ginásios.

E então temos as Raid Battles, um modo cooperativo no qual todos os Pokémon que estão defendendo um ginásio voltam para seus treinadores, e um grande Ovo aparece no topo do ginásio. Agora, os treinadores devem ser juntar e se preparar para uma batalha que começa assim que o Ovo choca – há uma contagem regressiva para este momento – e o Raid Boss, um Pokémon extremamente poderoso, aparece.

Para participar da Raid Battle é preciso ter um Raid Pass – que pode ser conquistado simplesmente visitando um ginásio por dia – e cada treinador só pode carregar um passes destes por vez. Também é possível comprar um Premium Raid Pass pagando dinheiro na loja. Até 20 jogadores podem participar da batalha e eles terão cinco minutos para vencer o Boss. Se conseguirem, eles ganham a chance de capturar um Pokémon “super poderoso”, com um número grande de Pontos de Batalha, e recebem mais itens.

As recompensas para derrotar um Boss incluem Rare Candies, Golden Razz Barries e dois tipos de Technical Machines (Fast e Charged) serão dados aos treinadores. O Rare Candy é um doce que se transforma no doce específico do Pokémon que o recebe. O Golden Razz Berry aumenta grandemente as chances de pegar um Pokémon que você encontrar por aí, e recupera totalmente a motivação de um monstrinho no ginásio. Finalmente, as Techinal Machines ensinam um ataque rápido (Fast) ou carregado (Charged) para o Pokémon.