Por: Lucas Nascimento dos Santos

 

Um dos principais objetivos da Campus Party é promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica nas cidades em que é realizada. Esse encontro acontece na área open (aberta e de acesso gratuito), local que é considerado pelos organizadores como o coração do evento, pois é lá em que ocorre o verdadeiro encontro entre a feira tecnológica e os cidadãos comuns, ou seja, onde a Campus abraça a cidade.

Na histórica primeira edição da Bahia, este setor trouxe coisas inéditas (Arena Kids) e outros atrativos que você não pode perder:

Campeonato de Robótica: Estudantes de diversos níveis competem com suas equipes e seus robôs em uma eletrizante batalha;

Palco Empreendedorismo: Espaço onde acontecem palestras sobre inovação e workshops sobre empreendedorismo nas mais diversas áreas;

Arena Kids: Pela primeira vez em uma Campus, a criançada ganhou um espaço só delas. O imenso stand conta com Autorama de Robôs, Futebol de robôs e jogos com óculos de realidade virtual. Além disso, no palco anexo ocorrem apresentações de companhias teatrais e encontros com youtubers, como a youtuber Bibi Tatto, presença confirmada nesse sábado;

Stand #EduLivre: Projeto inovador de educação digital, o #EduLivre oferece cursos para jovens entre de 16 à 29 anos via internet e em uma parceria com empresas e colaboradores, projeta esses jovens no mercado de trabalho. O stand oferece detalhes sobre o projeto e oferece brindes;

*Site do #EduLivre: https://www.edulivre.org.br/

Stand do Governo do Estado: Simuladores de Vôo em Aviões e Asa-Delta, coordenados pelo Centro Jovem de Ciência e Cultura, aplicativos de sustentabilidade, aplicativos, jogos em realidade virtual e exposição da plataforma educacional Anísio Teixeira, plataforma criada em software livre para promover mídias e tecnologias digitais para a educação no nível fundamental e médio;

*Link da plataforma Anísio Teixeira: http://www.educacao.ba.gov.br/anisioteixeira

Stand A Tarde: Além de comportar a redação do jornal A Tarde, o stand está registrando projetos com foco social (áreas variadas) e irá selecionar os cinco melhores para uma matéria e entrevista no jornal;

Cabines de Start Ups: corredor de empreendedores apresentando seus projetos comerciais, inovações em serviços, como aplicativos, e tecnologias variadas;

Cabine FTC: Inovações construídas pelos alunos de Sistema de Informação, Eng. Mecatrônica, Eng. Elétrica e Eng. de Automação, como impressoras 3D, “Sumô” de robôs ejogos em realidade virtual e computador. Oferece brindes;

Cabine UniJorge: Oferece jogos digitais, além de ser a cabine para os projetos de comunicação da faculdade, o NUPRAC e a Radio Já;

Cabine Unifacs: Apresenta projetos inovadores, como o drone que caça focos de dengue e o robô que coleta lixo;

Stand Ford: Mostra inovações tecnológicas nos carros da montadora e faz brincadeiras valendo brindes.