ALERTA DE SPOILLERS !!! Se você ainda não assistiu o quinto episódio da sétima temporada de Game Of Thrones, escolha outro de nossos artigos ^^

 

.

Faltando dois episódios para o final da temporada, o quinto, Eastwatch (ou Atalaia Leste do Mar), foi surpreendente apesar de ser o menos intenso comparado aos quatro primeiros. Com uma hora de duração, um pouco mais longo que os outros, o foco da trama foi deslocado da guerra em si para batalhas políticas. Porém, mesmo com todo esse tempo, o ritmo da série ainda espanta alguns espectadores pela rapidez dos acontecimentos, pulando o longo período de deslocamento entre um ponto a outro de Westeros. A impressão que se tem é que as coisas aconteceram instantaneamente, o que em verdade é apenas mera impressão.

Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, listamos 8 coisas que podem ter passado despercebidas ao público:

 

1 – Eastwatch (ou Atalaia Leste do Mar)

O castelo que anteriormente Sandor Glegane viu nas chamas do Deus da Luz, Eastwatch, apareceu na abertura desse episódio. Notem que dessa vez o mar não apareceu coberto de gelo próximo à Atalaia Leste do Mar. Então por que estava congelado na abertura dos primeiros episódios ?

Podemos estar andando em gelo fino nessa discussão, mas isso é no mínimo suspeito.

 

2 – Sor Bronn da Água Negra

Após a vitória dos Lannisters na Batalha da Água Negra – invasão de Stannis Baratheon para reclamar o Trono de Ferro-, o mercenário Bronn, na época a serviço de Tyrion  (responsável por conter a invasão), conquistou um lugar entre a nobreza e deixou de ser um reles plebeu. Nesse episódio, Sor Bronn da Água Negra faz uma verdadeira defesa de título (estilo UFC): ao demonstrar que seu nome não é em vão, carrega um homem adulto de no mínimo 80 quilos e trajando uma armadura de uma margem à outra de um lago. Se os grandes torneios de Westeros incluíssem o mergulho e a natação, teríamos um grande favorito a campeão.

3 – Jonerys

O casal mais shippado, (ou não, pois há quem deteste essa hipótese), dos Sete Reinos está cada vez mais próximo emocionalmente. Primeiro houve um estranhamento entre os dois, que foi logo superado com um passeio cultural pela caverna de obsidiana, que os aproximou a ponto de Danny pedir um conselho a Jon. De volta à Pedra do Dragão, Drogon e Jon tiveram a sua primeira aproximação. Apesar de tudo que foi dito sobre o encontro, sobre o lado Targaryen do Rei do Norte estar aflorando e todas as coisas em que implicam o seu parentesco, é importante observar que esse é mais um ponto da mudança do olhar de Daenerys. Não é só a coragem do bastardo de Winterfell que encanta a jovem rainha – convenhamos que ele perdeu o medo de morrer depois de ter, de fato, morrido -, mas a forma como ele tratou um de seus filhos “adolescente”. Danny ainda é uma mãe coruja, ou melhor, dragão. Na despedida entre os dois ainda há sinal do afeto que ela sente por ele, – também há sinais de que Jon não sabe flertar -, mas a cena do reconhecimento entre homem e dragão foi fundamental. Imaginem quando ela descobrir que a “facada no coração” não foi apenas figura de linguagem ?

 

“- ‘Bença’, painho ?”

 

“- Deus lhe abençoe, meu filho.”

4 – “Meet and Greet” – White Walkers

O termo da língua inglesa “meet and greet” é utilizado para descrever encontros privativos entre fãs e seus ídolos antes de um show (geralmente por sorteio ou pagos). Depois de anos de GOT, uma das coisas que podemos afirmar com toda certeza é que ‘White Walkers’ é um excelente nome para uma banda. Sendo assim, a proposta de Tyrion sobre a ameaça para-lá da Muralha não soa tão ruim, afinal, será uma sessão de fotos e autógrafos antes do espetáculo principal (a guerra). Todavia, há um pequeno detalhe, todos os moradores de Westeros, de nobres a plebeus (passando por meistres, claro), acreditam que Os Caminhantes se aposentaram, por isso suas canções se tornaram cantigas de ninar. Um encontro como esses é fundamental antes que a banda comandada pelo Rei da Noite – que nome “cool” para um vocalista – venha tocar o terror e os fãs sejam pegos desprevenidos.

O Rei Da Noite, lendário líder dos White Walkers, sempre aquece a voz com whisky antes de executar a clássica canção “The Night Is Dark And Full Of Terrors”.

 

5 – Caranguejo Fermentado

No momento da partida, Davos e Gendry são importunados por dois soldados de Porto Real, que não contentes em receber suborno do ex-contrabandista, pedem para ver o que há no barco. Com toda sua lábia, Davos enrola os dois e esconde o martelo de Gendry com o surpreendente caranguejo fermentado. Davos já é famoso por conta das cebolas, mas a história inventada ou não sobre a função afrodisíaca do crustáceo foi incrível. Em um universo alternativo de Game Of Thrones, em que o slogan “Faça amor, não faça guerra” substituísse o “No jogo dos tronos ou você vence ou você morre”, esse alimento seria mais valioso que vidro de dragão. Nos resta agora saber se os efeitos estimulantes da líbido são reais fora da ficção.

6 – O Valonquar

Depois de passar pelas consultas pré-natal com o meistre Qyburn, Cersei Lannister ganha novos motivos para manter seu poder como rainha dos Sete Reinos. É nesse momento em que a proposta de Tyrion e a caçada de Jon parecem mais plausíveis, pois a leoa acaba de sofrer grandes baixas na guerra contra a mãe de dragões e seu principal general, amante e irmão já lhe reportou a diferença de forças entre as tropas Lannister e as tropas Targaryen, indicando alta chance de derrotas. Um armistício seria perfeito para Cersei reorganizar suas cartas na mão para o grande jogo e não estar menos preocupada com a gravidez. Porém, observem, a profecia de Maggy, a Rã, (http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Maggy) não foi toda cumprida. Seria esse bebê o irmão mais novo que a profecia menciona ? Afinal, não é dito de quem é o irmão. Seria o caçula de Jofrrey, Tommem e Myrcella ? E outra coisa, ele poderia estrangular seu útero (pescoço) em um parto e levá-la à morte ?

 

 

“O que as ovelhas pensam não incomoda o leão”, Tywin Lannister citado por Cersei.

 

7 – O Conselho de Davos

[Não, não estamos falando sobre viagra natural dessa vez]. No encontro entre os bastardos Jon Snow e Gendry Rivers, Davos cita uma coisa que seu falecido pai costumava lhe dizer ao ver o ilegítimo de Robert Baratheon se oferecendo para o suicídio uma missão: “É melhor ser covarde por um momento do que passar a vida toda morto”. Seria isso um indício de que Gendry vai morrer nos próximos capítulos e se unir ao exército do Rei da Noite ?

8 – “Quantos degraus existem na Torre Da Alegria ?”

Enquanto Samwell Tarly se esforçava em seu castigo, Gilly lia sobre a quantidade de degraus da Cidadela e façanhas do Alto Septão Maynard, como a contagem de seus movimentos peristálticos, até citar uma anulação, contextualizando, um divórcio, entre um tal príncipe “Ragger” que logo se casou com uma outra princesa em uma cerimônia secreta – Secreta, hem ?! Tão secreta que está em um livro de registros ! – em Dorne. O príncipe desquitado é na verdade Rhaegar Targaryen, que se separou de Ellia Martell para se casar com Lyanna Stark, a irmã de Ned Stark e prometida do então príncipe Robert Baratheon, o que gerou a Rebelião de Robert. O fruto desse casamento foi Jon Snow, concebido na Torre da Alegria, em Dorne. Esse registro encontrado por Gilly prova a legitimidade de Jon ao Trono de Ferro. Porém Sam estava irritado e não ouviu o que a moça tinha a dizer.

Gilly descobre um dos mais importantes segredos de Westeros enquanto lê sobre escadas e movimentos peristálticos.