A magia está em cada canto das ruas de Salvador, todos sabem disso. Só que agora teremos mais certeza com o lançamento “O Tesouro das Fadas” de Vinícius Mythical – sua obra de estréia no universo literário – onde ele apresenta sua visão única sobre as fadas ancestrais de Atlântida. Com muitas surpresas para este capítulo de uma futura trilogia, é chegada a hora de darmos o papel principal aos seres mitológicos que tanto vemos em contos e histórias, mas que nunca entendemos por completo por estarem sempre em um plano de fundo. Confira mais sobre esse título sob o selo da Quarteto Editora.

Após um ataque que ameaçou toda a população de Medrália – um mundo místico onde as criaturas mágicas e humanos habitam – as três fadas primitivas: Befana, Epifania e Diana lançaram uma maldição para que essa região encontrasse o guardião da Fada Pura assim que ela nascer (e ele também), e esse jovem defenderá com sua vida essa sociedade que passa por tempos sombrios, e ainda assim tem esperança. Pélope é o escolhido, mas só descobre ao completar 18 anos. Sua maioridade chega como um convite para embarcar em um admirável mundo novo, ainda que não seja inicialmente agradável, já que ele também corre perigo com criaturas malignas à espreita. Com seu espírito aventureiro, Pélope aceita sua missão de desenvolver suas habilidades para resgatar a Fada Pura antes que ela caia nas mãos do feiticeiro Cedric e seus asseclas.

Logo nos dois prólogos já teremos uma ideia da situação trágica do mundo mágico que habitam trolls, elfos, sereias, duendes e fadas, uma demonstração disso foi a Noite Escarlate, onde muito sangue mágico fora derramado por ganância e cobiça do homem pelo poder, ainda mais quando o tesouro das fadas está tão perto de suas garras. Outro ponto destaque está nas localidades da cidade de Salvador de forma constante nos primeiros capítulos. Sem faltar o shipp básico de cada dia, essa obra dá um tapa na cara dos machistas e preconceituosos, gerando um enaltecimento da palavra diversidade. As figuras de maior poder – de ambos os lados – são intrigantes e completam nossa trama com mais situações imprevisíveis.

O jovem autor consegue imprimir um dinamismo fenomenal para a história, sem faltar com a coerência de seus personagens – a exemplo Allan, o domador de espíritos e a bela Triss, uma verdadeira guerreira – que são distintos e interessantes. Sua escrita é bastante simples e se torna fácil devorar o livro em questão de dias, caso o leitor seja um admirador do gênero fantasia. É perceptível que Vinícius aprecia o que faz, ainda mais por gostar de ler e escrever desde a infância. Os seres fantásticos e objetos mágicos presentes em obras como “Harry Potter” e “O Senhor dos Anéis” são com certeza uma inspiração que foi muito bem nutrida com o passar dos anos, além do estudo acerca do mundo esotérico e espiritual. Existe uma expectativa, como em qualquer obra que gera sequências, mas este funciona bem como unidade para prender bem o público.

É alvo de muita curiosidade a rotina anterior do protagonista, que com 18 anos teve o “despertar” de maneira tardia, como a maioria dos demais protetores… e seus amigos humanos aparecem pouco e ficam bem apagados, outro momento será ideal que eles tenham mais participação na trama, e sem esquecer que antes de morar em Salvador, Pélope esteve fora do país quando jovem… em sua segunda obra poderia abordar mais disso e trazer o que ele aprendeu em sua passagem por outra cultura, seja no idioma ou nos hábitos (o que foi visto nesse com êxito por parte de sua mãe). A figura materna tem algo de mágico apenas pelo fato de cuidar e proteger o filho. Ilustrações como o mapa e cartas de tarô recheiam a obra com mais elementos interessantes para quem procura um estímulo além da leitura, podendo até dar um palpite de onde se passará a próxima aventura.

Recentemente o autor revelou em suas redes sociais (@mythicalwave) o título do próximo volume, que se chama “O Enigma das Fadas” e sempre dará pistas e notícias a respeito dessa continuação da trilogia (TERÁ SEREIAS!). Vale a pena acompanhar de perto, ainda mais para os moradores de Salvador-BA que poderão ter seus exemplares autografados pelo autor, que é também estudante de Direito, assim como o protagonista da história (essa é uma das muitas coincidências que eles dividem). Quem visitou a CCXP Tour Nordeste 2017 em Recife pode encontrá-lo no stand com sua obra. Alguma dúvida de que sonhos se tornam realidade? Um verdadeiro tesouro das fadas está nas livrarias, e Vinícius Mythical é seu guardião.