Nos dias 29 e 30 de agosto, Salvador se tornou uma parte do Japão.Consolidado cada vez mais no calendário baiano o Festival Anual da Cultura Japonesa,o Bon Odori chega a sua nona edição com o tema 120 anos de amizade Brasil e Japão.

Mais uma vez realizado no parque de exposição o festival reuniu um ambiente amistoso para todas as idades trazendo o de melhor da terra do sol nascente numa infra estrutura que melhora a cada ano.

O festival se iniciou no sábado com o tempo não querendo muito a ajudar,mas a partir da tarde o sol se fez presente e trouxe o publico para desfrutar de suas atrações.

Foto:Bon Odori Salvador
Foto:Bon Odori Salvador

Para fazer referencia ao tema deste ano o evento uniu a percussão do Olodum com os tambores do  Grupo Cultural Wadô  e do grupo americano Taikoproject.

Além disso quem esteve no evento se deparou com a galera do cosplay se vestindo de inumeros personagens da cultura pop e curtiu musica,dança,gastronomia,artes marciais,acupuntura e oficinas de bonsai,origami e temaki entre outras atrações para todas as idades.Restaurantes e 44 lojas com produtos orientais completaram a programação dos dois dias.

Um dos estandes visitado por nos foi o do artista Gueu Lima que reunia suas belíssimas esculturas alem de chaveiros,bottons e camisas de filmes ,animes dentre outros.Certamente um dos mais apreciados pelo publico.

received_1632945110279094

O Grupo 42 Cultura e Comunicação trouxe como já há algumas edições o espaço Anipolitan,onde além de divulgar o evento que será realizado no final de novembro também trazia uma arena de jogos com os mais recentes consoles da geração,com destaque para a arena Just Dance famoso game de dança que está ganhando mais e mais adeptos na cidade onde foi realizado um divertido campeonato juntamente com o grupo Just Dance BA.

Entre as varias área culturais para o publico baiano conhecer e interar,a arte do Sukyo Mahikari (Imposição da mão) uma arte milenar de irradiar pela palma da mão a luz espiritual para purificar tudo foi uma delas.O J-pop também marcou presença com vários grupos demostrando suas coregrafias e fazendo o publico cai na dança. O tradicional Mastsuri  e o Bon Odori não poderiam faltar e levou uma multidão a dançar sem parar ao redor do palco.

DSC_0553

Mostrando cada vez mais atrativo para o publico baiano, nos só temos que parabenizar aos realizadores por tornar mais uma vez o parque de exposição em uma parte do Japão e proprcionar mais uma grande opção de lazer e cultura para o nossa cidade.