Nos dias 28 e 29 de Novembro ocorreu o Anipólitan 2015, festival de cultura pop oriental que acontece em Salvador. Uma grande parcela da comunidade otaku esteve presente no evento, vindo até mesmo de outras cidades,e nos do Cinesia fomos lá conferir o que rolou!

O evento ocorreu novamente na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e contou com van gratuitas, que fica estacionado em frente ao Habib’s de Piatã, e está sempre pronta de levar o público ao evento e fazer o trajeto inverso também. Já para quem foi de carro, o evento contou com um grande estacionamento porém existe a cobrança de uma taxa de 10 reais.

Este ano a edição ganhou uma diversificada distribuição, possuindo espaço para varias atividades e separadas por áreas e espaços temáticos para atrair públicos de vários gêneros, como: Arena de jogo de mesa, Arena A-Party, Arena Beyblade, Arena Just Dance( que contou com o bicampeão mundial Diegho San), Arena BCS, Arena de jogos eletrônicos, Espaço Aniokê, Espaço Yaoi/Yuri, Espaço Massoterapia, Espaço Cosplay e Espaço Dorama, além de vários campeonatos.

SAM_3146

O palco principal foi comandado pela apresentadora Funny e a primeira atração no sábado foi o carismático dublador Charles Emmanuel não deixou a desejar. Ele falou como foi o seu desenvolvimento como dublador e os desafios dessa profissão, assim como foi o processo de seleção para dar voz ao personagem Tenma em Saint Seiya: The Lost Canvas, mostrou varios personagens que ele emprestou a sua voz e interagiu por meios de perguntas dos fãs.

Após ele subiu ao palco a banda Red com um repertório de sucessos de J-Rock muito interessante que fez o publico entrar no clima do evento.

As cosplayers Kahsan & Myo subiram ao palco do sábado, diretamente de Vitória (ES) e após uma apresentação falaram um pouco sobre o seu trabalho. Elas contaram as dificuldades de se fazer um cosplay, desde a falta de materiais para confecção dos trajes até sobre os assédios que geralmente as mulheres que fazem cosplay sofrem.

SAM_3180

O desfile de cosplay do sabado iniciou com a categoria Cosplay Infantil e seguiu para a categoria Cosplay Anipólitan contando com mais de 30 participantes. A apresentação contou com personagens bastante conhecidos, desde animes, como Sakura, Hunter x Hunter, Fairy Tale e Dragon Ball, passando por jogos e filmes de super heróis. E também no sábado, vimos a seletiva da WCS (World Cosplay Summit) que contou com duas apresentações em dupla.

Logo depois o palco deu lugar a 20 grupos de dança de K-pop para o Anipolitan Dance Contest e logo apos com um pequeno duelo de Sabre de Luz realizado pelo Conselho Jedi Bahia.

Já no domingo o palco teve mais um carismático dublador,sim Hermes’’Seiya de Pegasus”Baroli. Baroli falou sobre como foi dublar Seiya, da importância da boa dublagem no meio , das diferenças das dublagens entre animes e games e até deu dicas para aqueles que desejam entrar no universo dessa área. Charles Emmanuel, que havia se apresentado no primeiro dia e retornou ao palco para fazer uma parceria com Baroli. Assim como no dia anterior, a apresentação terminou com uma seção de perguntas e respostas com os fãs.O Hermes foi super gente boa e nos concedeu uma entrevista que logo publicaremos no site.

SAM_3223

O palco continuou com o show da banda Random Sentai que trouxe um show cheio de nostalgia para os fãs de anime, principalmente para o pessoal old school que viveu a época da TV Manchete, e seguiu com músicas de animes mais atuais.

Como o Youtuber Lucas Lira não havia chegado por motivos de atrasos a banda Mega Drive fez seu show. Com o seu repertorio repletos de reinterpretações de musicas de games, trazendo clássicos de jogos como Street Fighter, Top Gear e Sonic, e até mesmo músicas originais da banda como a Pac Man Rock,a banda fez um show empolgante e foi um dos pontos altos do dia.

As cosplayers Mima e Ludy subiram no palco logo depois e falaram sobre o seu trabalho como cosplayers. Como no dia anterior aconteceu o desfile de cosplay, iniciando com o Cosplay Infantil e seguindo para a categoria Cosplay Anipólitan.

SAM_3259

A noite seguiu com a apresentação de Just Dance e terminou com os já tradicionais sorteios e entregas das premiações do dia. Já a apresentação do Youtuber Lucas Lira, acabou ocorrendo apenas as 19h.

Nossa equipe visitou toda a área. Como todos os eventos, haviam filas para os jogos,entre outras atividades, mas eram filas aceitáveis), mas o mesmo não ocorreu para a área de alimentação. As filas estavam absurdamente grandes, principalmente para os bares (que ainda eram poucos) , onde haviam água, suco e refrigerante, e para o calor de Salvador, ficar tanto tempo em uma fila no sol era algo no minimo tenso.

E na parte alimentação, havia apenas uma barraca vendendo comida oriental.Para um evento que prezar a cultura pop oriental ter somente um ponto vendendo comida japonesa(e com preço bem salgado)é inadmissível.

E por ultimo claro não poderia faltar o velho comercio, onde varias lojas de Salvador e outros estados ofereciam seus produtos. Era possível encontrar camisa, espadas, mochilas, touca com orelhinha, mangás e pôsteres.Uma boa oportunidade para completar sua coleção!

Bom o Anipólitan 2015 terminou trazendo de volta algumas atrações que seu publico fiel tanto pediu e diversificou em outras como a arena Just Dance que foi super aprovada pela galera e o Paintball,mas que precisa voltar a ter a sua identidade de cultura pop japonesa de volta.Esperamos ano que vem ver mais da cultura pop oriental no evento,que junto com o Bon Odori é mais uma representação da cultura nipônica no estado.