O financiamento coletivo é um celeiro de ideias. Sites como CatarseKickante e Kickstarter deram a oportunidade de que muitos artistas independentes conseguissem dinheiro para produzir suas publicações, mas nem sempre eles tem a divulgação necessária para atingirem a meta.

Por isso fizemos essa lista com 5 projetos de quadrinhos em busca de financiamento coletivo. Talvez esteja aqui algum título que desperte seu interesse e você apoie.

Saudade

Inspirada em histórias como “Bambi”, “Up – Altas aventuras” e “Pax”, Saudade narra a história de uma família que encontra um cervo perdido, todo machucado, e o leva para casa. Após passarem algumas semanas com o cervo, alguns conflitos aparecem e enfraquecem o elo familiar entre eles e o cervo. Saudade é uma história sobre como podemos dizer adeus preservando as boas lembranças deixadas pelos que amamos.

Após o financiamento do projeto, uma porcentagem da venda de cada livro irá para cobrir custos de animais que sofrem maus tratos.

A campanha encerra em 10 de outubro

Salto – Uma Aventura Steampunk

Salto é uma Fantasia Steampunk, escrito e desenhado por Rapha Pinheiro.O livro conta a história de Nu, um habitante de uma cidade subterrânea onde todos são feitos de fogo. Eles vivem nessa cidade por medo da chuva que assola o mundo exterior e dependem de uma fábrica de oxigênio para manter suas chamas acesas.

Depois de testemunhar algo que não devia, Nu é obrigado a deixar a civilização e se aventurar na caverna onde descobre um segredo que pode mudar a vida de toda a cidade.

Você pode financiar este projeto até o dia 01 outubro.

OGÍGIA

OGÍGIA conta a história de uma astronauta que, presa durante sua solitária missão no espaço, começa a relatar seu dia a dia e saudades de casa em seu diário de bordo. Esse diário de bordo se intercala com páginas de história em quadrinho, que ajudam a contar essa história sobre solidão e essa sensação de “pequenês” quando nos deparamos com com o imenso espaço que nos cerca.

O projeto de financiamento coletivo encerra em 12 de setembro.

Lovers

“Lovers” é um projeto que reúne desenhos, ilustrações e sketches com um mesmo tema em comum: o mundo dos amantes, e tudo que flutua ao seu redor. Mas, Mariana Cagnin, a autora, não se limitou a apenas retratar casais, pois existe todo um universo por trás da sensualidade humana que vai além disso; uma pose, um gesto, um olhar, uma emoção… sua própria alma. Surgido no Tumblr, agora chegou a hora de compilar os melhores trabalhos num artbook.

O projeto de financiamento coletivo encerra em 13 de setembro.

Manual Prático da Garota Mágica

O Manual Prático da Garota Mágica é uma série em quadrinhos totalmente em cores, criada em 2016 pelo ilustrador Heitor Pinheiro da Costa e baseada em vários animes e mangás do gênero “Mahou Shoujo” (garota mágica), como Sailor Moon, Cardcaptor Sakura e Guerreira Mágicas de Rayearth. O quadrinho é uma homenagem a várias séries do gênero e uma sátira ao mesmo tempo, brincando com diversos clichês.

A campanha encerra em 23 de setembro.