Editado e compilado por seu filho, Christopher Tolkien, foi lançado hoje nos EUA mais uma compilação de histórias que antes faziam parte d’O Silmarillion: Beren and Lúthien, 10 anos depois do lançamento de Os Filhos de Húrin, essas duas, juntamente com o conto A Queda de Gondolin, formam os pilares que sustentam O Silmarillion.

“Nunca chamei Edith de Lúthien – mas ela foi a fonte da história que no devido tempo tornou-se a parte principal do Silmarillion. Foi primeiramente concebida em uma pequena clareira em um bosque repleta de cicutas em Roos em Yorkshire (onde por um breve período estive no comando de um posto avançado da Guarnição Humber em 1917, e pôde morar comigo por um tempo). Naqueles dias seu cabelo era preto, sua pele clara, seus olhos mais brilhantes do que você os viu, e ela sabia cantar – e dançar.”

– J. R. R. Tolkien, Carta para Christopher Tolkien, 11 de julho de 1972


Com ilustrações de Alan Lee, a história que para Tolkien é uma das principais de sua mitologia, foi lançada hoje nos EUA pela editora HarperCollins. Com 304 páginas, o livro ainda não tem previsão para ser lançado em português no Brasil, mas as livrarias Saraiva, Cultura e Amazon já estão vendendo sob encomenda a edição em inglês em seus sites.

Quando nós achávamos que o Christopher nunca mais iria liberar algo…