Games baseados em animes são comuns desde de muito tempo,isso todos já sabem. Presentes desde os primeiros consoles até os dias de hoje, são conhecidos por tentarem transportar o jogador para uma experiência semelhante à contada nos episódios de um anime ou nas páginas de um mangá. Mas nenhuma franquia até hoje conseguiu capturar tão bem o espírito e o visual de sua obra de origem como a série Naruto Ultimate Ninja Storm, desenvolvida pela CyberConnect2 e distribuída pela Bandai Namco.

A quarta inclusão da serie estreando na nova geração de consoles é disparada não só a melhor adaptação do mangá criado por Masashi Kishimoto, como uma das melhores(se não melhor)transposição de um de anime/mangá para os games.

Um detalhe que tenho que frisar nesta analise é que nunca fui um fã ou bom conhecedor da historia do Naruto(tenho que amigos que são loucos; “louca” seria a palavra correta hehe!),mas já tive a experiência de jogar os games anteriores da serie Ultimate e com certeza o quarto titulo arrasar em qualidade e quantidade que os fãs ficaram satisfeitos,além de trazer gamers que gostam de um bom game de luta,graças ao um sistema combate que não é apenas engenhoso, mas também captura perfeitamente o estilo das lutas ninja da série.

Naruto-Shippuden-Ultimate-Ninja-Storm-4-12fev2016-1

O jogo é dividido em quatro modos: História, Aventura, Combate Online e Livre. No modo História, o jogador vivenciará a trama(que foca na ultima parte do mangá) em formato de capítulos que alternam flashbacks e momentos presentes, transformando a campanha em um grande e dramático clímax. A animação e os grandes momentos da história são retratados fielmente com um visual incrível, intercalando cenas estáticas, animadas com os gráficos do jogo e em tempo real nas lutas. Com o ápice ocorrendo em cenas de QTE impressionantes e empolgantes, reviver as lutas épicas da série nunca foi tão satisfatório.

A campanha dura aproximadamente de 6 a 7 horas, com o ponto negativo de sua narrativa inconsistente e que não faz muito sentido se experimentada sem saber dos fatos prévios da história pelo mangá ou anime. Há também inconsistência em seu ritmo, já que há cutscenes longas e arrastadas em alguns momentos, ilustradas com cenas estáticas tiradas do anime que quebram um pouco o ritmo e imersão do jogo.

Já o modo aventura só está disponível depois de completar o modo historia.O modo serve como um pós-campanha, com missões ao redor da Vila da Folha e outros locais icônicos da série. Um dos maiores deslizes do jogo se concentra nesse modo que, além de curto, com 2 a 3 horas de duração, é extramente genérico e repetitivo. O jogador irá passar o tempo resolvendo quests para NPCs, como coletando fragmentos de memória que relembram batalhas da série ou atender pedidos dos moradores das vilas ninjas a encontrarem itens espalhados no cenário.Parece até um episodio filler do anime e deixa muito a desejar,já que poderia aproveitar do rico universo que a serie tem para ter um modo mais criativo e viciante.

naruto 2

O jogo oferece uma boa variedade de modos single e multiplayer, como Torneio, Liga e Sobrevivência. Completando as batalhas e cumprindo determinados requisitos, obtém-se Ryos e itens que podem ser vendidos e trocados por skins de personagens e mudanças estéticas do seu cartão ninja para o online, incluindo a possibilidade de uma mínima customização em seu personagem, alterando a cena de finalização e o item de substituição.Bem legal mesmo!

O sistema de combate mantém todas as mudanças que a série teve ao longo de sua trajetória e acrescenta alguns detalhes que oferecem maior variedade e estratégia no combate. Com o novo sistema de controle dos suportes, o simples toque para o lado no analógico direito poderá alternar entre o personagem principal e os secundários, com o detalhe de que a mesma barra de vida é compartilhada por todos no time. Algumas combinações de personagens na equipe oferecem também finalizações e awakenings únicos entre eles.

Cada personagem como suporte oferece diferentes assistências, dependendo de suas habilidades, seja rebater o oponente ao finalizar um combo ninjutsu ou fornecer mais chakra durante o carregamento. O jogador terá que escolher bem qual equipe será levada para a batalha, dependendo da estratégia que irá utilizar e isso dá uma nova camada que beneficia a competição.

Outras novidades estão nos sistemas de quebra da armadura, que compromete a defesa e danifica a roupa do personagem, e a chance de afetar o status do inimigo, através de jutsus elementares como fogo ou veneno dependendo da natureza do ataque. É um gameplay fluido e acessível, unindo os melhores conceitos da série até então.

Ultimate-Ninja-Storm-4

No aspecto visual, o jogo impressiona. Mesmo usando basicamente a mesma engine dos anteriores, com uma substancial melhora no framerate e alguns detalhes em forma de partículas na tela, há realmente a sensação de se estar jogando com os personagens do desenho, e até mesmo pode-se dizer que consegue superar o material original.

Para a felicidade dos fãs, “Storm 4” está totalmente dublado em português com as vozes originais do anime. Para quem sobreviveu a “Storm 3” e sua versão brasileira cheia de erros de português e abreviações ao estilo “você” como “vc”, a diferença de tratamento é uma grande vitória. E para os fãs mais xiitas, há também a possibilidade de se ouvir o áudio original em japonês e em inglês.

A quantidade de personagens também é um dos grandes ares do game também, reunindo todos os disponíveis anteriormente na franquia, somando mais de 100 lutadores. Abordando desde os personagens mais frequentes ao longo da história (com versões especificas de cada arco) até formas mostradas somente nos filmes mais recentes. Os recém-chegados são desbloqueados após completar determinados capítulos no modo História e há a promessa de mais personagens serem incluídos em DLC.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 é o título que melhor reúne as qualidades que a franquia adquiriu ao longo dos anos e um dos melhores games baseados em anime/mangá já feitos. CyberConnect2 não decepcionou os fãs e entregou um game com visual espetacular que faz jus a qualidade do anime. Mesmo com um modo Aventura que deixa a desejar, o sistema de combate é sólido e entrega uma jogabilidade extremamente competente. É um jogo obrigatório para os fãs e uma homenagem ao legado da franquia.