Atenção
Este post contém Spoilers de Game of Thrones.
Prossiga por sua conta e risco.

 

Logo no primeiro episódio da sétima temporada de Game of Thrones, ouvimos um questionamento muito interessante do Jon pra Sansa sobre a Cersei. Ele indaga à prima (Meia-irmã pra ele, mas a gente sabe a verdade, né?) se ela admirava Cersei, e é muito fácil ver que nessa temporada a influência da rainha em cima da moça é bem forte. Por isso, depois de uma leve pesquisada e revisada, resolvi trazer aqui cinco coisas que Sansa Stark aprendeu diretamente de Cersei Lannister.

5 – Cabelo e roupas.

Quem presta atenção em Game of Thrones – e na personagem da Sansa – desde o começo já percebeu que a aparência da personagem muda de acordo com suas alianças. Na primeira temporada, Sansa começa com penteado e roupas nortenhas, e eles se modificam com o tempo, se assemelhando mais a como as moças do sul a cada episódio. Quando ela começa a se aproximar de Margaery Tyrell, seu cabelo começa a assemelhar o da futura rainha, e assim por diante. Isso já mostra que desde cedo que a aparência de Sansa é baseada nos exemplos que ela segue.

Pois bem. Logo nas primeiras fotos da 7ª temporada, duas coisas podem ser facilmente notadas na caracterização da personagem além do fato de que a atriz está usando peruca: Um estilo de se vestir e se portar mais sóbrio e o penteado mais simples que Cersei usou pela maior parte do tempo antes de ter seu cabelo cortado. Os dois são reminiscentes da rainha, e mostram que embora a jovem Stark guarde bastante rancor e raiva da rainha, ela ainda é influenciada por ela.

4 – Puna seus traidores, premie seus aliados

Se vocês lembram bem, o primeiro conflito on screen entre Sansa e Jon se deu porque ela não concordava com ele cedendo o castelo das famílias que se aliaram aos Boltons de volta aos herdeiros, querendo entregá-los a outras casas que se aliaram a eles. Isso é algo que Cersei fazia bastante, foi assim que os Tully se tornaram vassalos da casa Frey, os Bolton ganharam o Norte e Mindinho ganhou Harenhal.

3 – O mundo não é justo. Os deuses não vão fazer o que você quer.

Foi na Batalha de Blackwater, na segunda temporada, que Cersei deu uma lição bem direta à então adolescente: Os deuses são cruéis. Depois que Ned Stark foi morto Sansa se tornou mais fiel aos deuses do Norte, rezando e pedindo que eles a salvassem, sem resultados. A própria Cersei já teve esse momento de devoção anos antes, por volta da época que sua mãe morreu. Se você não sabe – e essa é a graça de ler os livros *piscadinha* – Cersei deixou de acreditar nos deuses quando Joanna Lannister deu luz a Tyrion e morreu. Por isso ela odeia tanto o irmão, e é essa personagem cruel e sem coração que conhecemos hoje.

2 – Quanto mais pessoas você amar, mais fraco você é.

Essa é uma lição que divide opiniões no fator pessoa, e talvez a segunda fala mais conhecida da rainha. Quando Sansa mente dizendo que ama Joffrey de todo o seu coração, Cersei logo a corrige: Ame seus filhos, e mais ninguém. Quanto mais pessoas você amar, mais fraco você vai ser. No caso, quanto mais pessoas você ama, mais pessoas existem para seus inimigos atacarem. Mesmo que isso seja uma declaração bastante polêmica, é algo óbvio: Amor é nosso ponto fraco.

1 – Lágrimas não são as únicas armas de uma mulher…

“… A melhor delas está entre as suas entre as suas pernas.”

Aí está a maior lição de todas, não só pra Sansa. Talvez essa seja a coisa mais sábia que Cersei tenha dito em sete temporadas – e estamos falando de uma mulher que anda bem fora da casinha recentemente. No mundo de Westeros, beleza – e automaticamente sexualidade – são a maior influência que uma mulher pode ter.

Sansa não é mais aquela menina que conhecemos na primeira temporada, mas já tem seus 17 para 18 anos, (corrijam-me se eu estiver errada), já foi casada duas vezes e é, sem dúvidas, muito bonita. Essa beleza pode – e muito provavelmente vai – ser usada como uma arma para manipular os homens à sua volta.

Mas e você? O que acha que Sansa aprendeu de direta ou indiretamente com Cersei durante sua estadia em Porto Real? Não esqueça de dar sua opinião.